Manchas escuras ou tintas se soltando são alguns dos primeiros sinais que aparecem em uma parede com umidade. Na verdade, esses podem ser sintomas de danos muito mais graves, como infiltrações ou, até mesmo, alguma falha na construção.

Para resolver isso, primeiro é preciso que descobrir de onde a umidade vem, só então podemos fazer algumas coisas que podem acabar de vez com esse incômodo, como o uso de cloro para tirar as manchas mais fortes, raspagem etc.

A seguir, mostraremos quais problemas estruturais a umidade pode trazer para a construção e como a impermeabilização das paredes pode ajudar a resolver o problema. Acompanhe a leitura!

Saiba quais são os danos que as paredes úmidas podem causar às estruturas

A umidade traz inúmeros problemas em uma construção, desde o aparecimento de fungos e bolores até graves danos estruturais.

-- publicidade --

O primeiro passo para resolver a questão é descobrir de onde ela vem. Sua origem pode ter algumas causas comuns, entre elas a infiltração por conta do rompimento de algum encanamento. Nesse caso, faça o conserto da rede hidráulica para eliminar o vazamento.

Outra causa comum é a falta de ventilação e luz solar em alguns cômodos da casa, principalmente em ambientes úmidos, como cozinha e banheiros.

Pode ocorrer da infiltração também aparecer devido a parede ter sido construída em contato direto com o solo e com as vigas de fundação. Dessa maneira, a água do solo é transmitida às paredes.

Lajes e contrapisos sem impermeabilização também ajudam a aumentar a umidade. Nesse caso, além da infiltração, a água pode causar problemas graves na estrutura, como a corrosão de armaduras.

Veja como evitar e limpar a parede com umidade

Existem algumas formas de eliminar os danos causados pela água. Confira quais são elas!

Use cloro para limpar a mancha

Uma maneira de retirar as marcas da parede, se a mancha for superficial, é usando água sanitária. Portanto, passe um pouco de cloro na região afetada e espere secar.

Faça a raspagem da parede

Podem haver casos em que a parede já esteja bem deteriorada, com a camada de tinta até mesmo com bolhas. Portanto, deverá ser feita a raspagem da parede com uma espátula. Nesse caso, o melhor é fazer esse tratamento em um espaço maior do que a região em que a mancha está.

Use rejuntes e argamassa impermeabilizantes

Uma maneira de se prevenir esse problema é utilizando produtos impermeabilizantes e que tenham a proteção antimofo. Por exemplo, em ambientes como cozinhas e banheiros, o ideal é utilizar argamassas e rejuntes que ofereçam essa proteção.

Escolha revestimentos impermeáveis

Uma outra maneira de evitar que esse problema se espalhe é colocar revestimentos impermeáveis na parede. Assim, uma boa sugestão são materiais como porcelanato, mármores, granitos, azulejos, entre outros.

Saiba como a impermeabilização das paredes pode acabar com a umidade

A umidade é um problema grave. Mesmo depois de limpar as manchas, elas podem voltar em pouco tempo. O ideal é fazer um tratamento preventivo nas paredes, ou seja, a impermeabilização.

Na fase de obra

O ideal é que esse processo seja feito durante a fase de obra. Nesse caso, coloque aditivos impermeabilizantes na argamassa de reboco. As vigas baldrames ficam em contato direto com o solo e com as paredes, por isso precisam ser impermeabilizadas. A melhor forma de fazer isso é por meio de tinta asfáltica.

Assim como as baldrames, as lajes também têm forte contato com a água. Portanto, o ideal é que também receba tratamento impermeabilizante. Existem várias opções para isso, como a manta asfáltica, poliéster flexível, entre outras.

Depois da fase de obra

Nem sempre as construções são impermeabilizadas durante a obra. Nesse caso, remova a tinta e reboco até que a alvenaria apareça. Se tiver alguma fissura na parede, faça a selagem e, só então, o reboco e acabamento podem ser refeitos utilizando argamassas impermeabilizantes.

Parede com umidade é um problema muito comum e, se não for tratada corretamente, pode causar muitos danos na estrutura da construção. Por isso, identifique a causa e faça os reparos necessários. Por fim, faça a impermeabilização, que é uma das melhores maneiras de acabar de vez com esse transtorno.

Gostou do nosso artigo? Então não vá embora ainda, saiba um pouco mais sobre os tipos de rejuntes e suas aplicações!