Início Curiosidades Adware na Play Store infecta 1,5 milhão de celulares Android

Adware na Play Store infecta 1,5 milhão de celulares Android

0
154

Adware na Play Store infecta 1,5 milhão de celulares Android

Um relatório feito pela empresa de segurança móvel Wandera indicou que dois aplicativos de câmera mostravam pop-ups invasivos e bombardeavam os telefones dos usuários com anúncios indesejáveis, tornando os aparelhos mais lentos e gerando renda aos criminosos.

O app Sun Pro Beauty Camera teve mais de 1 milhão de downloads e Funny Sweet Beauty Camera, pouco mais de 500 mil downloads. Ambos foram removidos e banidos da Play Store. O grande número de críticas negativas pode ter sido um fator que chamou atenção dos técnicos de segurança da plataforma, mas não se sabe se a Google, antes de removê-los, fez o acompanhamento dessas críticas.

Nos aplicativos foram encontradas algumas funcionalidades muito semelhantes às de 85 aplicativos removidos da Play Store em agosto após serem desenterrados pela Trend Micro.

A Wandera relatou, após todos os testes, que os dois apps criariam um atalho na gaveta de aplicativos e logo em seguida se removeriam para permanecerem ocultos. Assim, desinstalar nem sempre era eficaz, pois os apps continuavam sendo executados em segundo plano e exibindo os anúncios invasivos. Além disso, as propagandas apareciam até mesmo fora do aplicativo, sendo muito difíceis de fechar.

A empresa de segurança também afirmou que suas descobertas foram compartilhadas com a Google em 11 de setembro de 2019 e que houve uma rápida ação para a remoção dos aplicativos da Play Store.

Quanto à solução do problema para os usuários, o indicado é que se certifiquem de que não têm mais os aplicativos em seus celulares. Recomenda-se que seja feita uma restauração completa do sistema, assim como uma limpeza nos arquivos para assegurar a integridade do dispositivo.

Adware na Play Store infecta 1,5 milhão de celulares Android

SEM COMENTÁRIOS