Imagem de: Hackers russos estão atacando as Olimpíadas de Tóquio, diz Microsoft

Hackers russos estão atacando as Olimpíadas de Tóquio, diz Microsoft

Diversas organizações esportivas e autoridades do antidoping ligadas à organização das Olimpíadas de 2020 estão sendo atacadas por hackers russos financiados pelo governo, de acordo com a Microsoft. A companhia revelou, em comunicado divulgado na última segunda-feira (28), que o grupo Fancy Bear é o responsável pelas tentativas de invasão.

Conforme Tom Burt, vice-presidente da área corporativa de segurança e confiança do cliente da companhia de Redmond, foram detectados ataques a pelo menos 16 organizações internacionais desportivas e de antidoping, de três continentes, desde o dia 16 de setembro. A maioria não obteve sucesso.

Acredita-se que a onda de ataques seja uma forma de retaliação a estas entidades que aplicaram penas severas a alguns atletas olímpicos da Rússia, deixando-os de fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, já que eles começaram pouco antes da divulgação de relatórios sobre uma possível ação da Agência Mundial Antidoping (WADA) contra tais esportistas.

Segundo a dona do Windows, todos os seus clientes que estavam entre os alvos dos cibercriminosos foram notificados e a empresa tem trabalhado com eles para evitar novos ataques, melhorando os protocolos de proteção.

-- publicidade --

O grupo de hackers russos, também conhecido por nomes como ATP28, Strontium e Sofacy, teria usado principalmente o golpe de phishing para tentar roubar as credenciais de acesso dos funcionários das entidades, segundo a Microsoft.

Na tentativa de dificultar o trabalho destas organizações, eles também instalaram malwares nos smartphones e computadores de colaboradores e chegaram até a explorar brechas em dispositivos da internet das coisas.

Estes mesmos cibercriminosos derrubaram o site de compra de ingressos para as Olimpíadas de Inverno de 2018 após acusações de dopagem contra a equipe russa. Eles também estariam envolvidos em outros casos famosos, como a invasão dos servidores do Partido Democrata dos Estados Unidos em 2016 e os ataques ao parlamento alemão, dois anos antes.

Hackers russos estão atacando as Olimpíadas de Tóquio, diz Microsoft



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui