Imagem de: Hoverboard militar estilo Duende Verde sobrevoa Paris

Hoverboard militar estilo Duende Verde sobrevoa Paris

As festividades do dia 14 de julho — quando os franceses celebram a Queda da Bastilha — já são, por si só, um espetáculo, mas neste ano contaram com a presença de uma figura que roubou a cena. Pairando sobre o desfile da Iniciativa Europeia de Intervenção, um pacto de coordenação estratégica entre dez países, em um hoverboard e armado com um fuzil estava o francês Franky Zapata.

Campeão mundial de jet ski, fã de quadrinhos e de super-heróis, em 2018 Zapata recebeu financiamento de 1,3 milhão de euros dos militares franceses para tornar seu hoverboard funcional para uso militar. Parece que ele conseguiu, o que lhe rendeu o apelido Duende Verde francês, uma referência ao clássico vilão do universo do Homem-Aranha.

O hoverboard voa graças a 5 motores a jato alimentados por óleo de parafina; alcança 3 mil metros de altura e velocidade de 200 km/h — os motores regulam o impulso e a estabilidade da prancha. Segundo Zapata, a mesma tecnologia estabilizadora dos drones foi usada no Flyboard Air.

Soldados voadores são obra de ficção e desejo desde a Segunda Guerra Mundial. Porém, problemas de engenharia sempre impediram que esse equipamento convencional se tornasse mais do que produto para demonstrações em shows e paradas militares. O principal motivo para a inviabilidade é que são muito dispendiosos de se operar. E não são apenas custos, pois a grande quantidade de energia necessária para sustentar o voo e sua consequente dificuldade de controlar o curso da trajetória se juntam à temeridade de se pendurar um motor a jato nas costas de alguém.

-- publicidade --

Zapata já anunciou a versão militar de seu hoverboard, o Fly-EZ. O objetivo seria usá-lo em patrulhamento terrestre de rotina ou inserções reais de combate. Porém, mais uma vez o uso esbarra no custo: seria caro equipar as tropas com o sistema, já que cada um custaria US$ 250 mil, mais de R$ 900 mil, sem contar que o ruído de motores é o que menos se quer em uma operação furtiva.

O Flyboard poderá, por outro lado, ser empregado por equipes de resposta rápida ou em operações de socorro.

Hoverboard militar estilo Duende Verde sobrevoa Paris



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui