Imagem de: Kirin 1020 da Huawei seria 2x mais poderoso que atual chipset do P20 Pro

Kirin 1020 da Huawei seria 2x mais poderoso que atual chipset do P20 Pro

De acordo com informações da publicação chinesa Anzhuo, a Huawei estaria trabalhando em um novo chipset mobile superpoderoso para chegar ao mercado nos próximos anos. O componente se chamaria Kirin 1020 e, aparentemente, teria a capacidade de atingir duas vezes mais poder computacional do que o encontrado nos atuais Kirin 970, que equipam smartphones top de linha da marca hoje, como o P20 Pro.

Infelizmente, não se sabe exatamente a escala de construção do dispositivo, mas considerando que é um chip para os próximos anos, podemos apostar em 7 nm ou menos ainda. Caso realmente se concretize, esse Kirin 1020 poderia finalmente colocar a Huawei em pé de igualdade com a Qualcomm no desempenho de chips mobile, considerando que a concorrente vem ano após ano trazendo uma solução mais poderosa. Atualmente, o Snapdragon 845 é consideravelmente mais poderoso que o melhor modelo da chinesa, o Kirin 970.

O Kirin 1020 também poderia abrir um novo horizonte para a divisão de semicondutores da Huawei, a HiSilicon. Esse chipset poderia estar sendo construído justamente para concorrer com o suposto Snapdragon 1000 da Qualcomm, o primeiro chip mobile da empresa norte-americana capaz de concorrer de igual para igual com chips comerciais x86/x64 da Intel.

Rumores anteriores chegaram a comentar que o Snapdragon 1000 seria fabricado com foco em ultrabooks com Windows 10. Para conseguir o desempenho extra, o chip da Qualcomm teria um TDP de 12 watts, muito próximo do que os chips Intel Core i da série U já possuem. Contudo, chips baseados na arquitetura ARM, como os Snapdragon, costumam atingir desempenhos consideravelmente superiores mesmo com TDPs menores do que os modelos da Intel.

-- publicidade --

A ARM por sua vez, revelou recentemente a sua nova microarquitetura para núcleos mobile. A empresa as chama de Cortex-A76. Esses novos núcleos, mesmo sem personalização, poderiam atingir frequências de até 3,3 GHz. Dessa maneira, caso Qualcomm e Huawei estejam planejando seus novos chips em cima dessa arquitetura da ARM, talvez a Intel esteja realmente ameaçada em seu domínio sob o mercado de computadores pessoais.

Kirin 1020 da Huawei seria 2x mais poderoso que atual chipset do P20 Pro



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui