Imagem de: Microsoft anuncia o HoloLens 2: melhor, mais confortável e imersivo

Microsoft anuncia o HoloLens 2: melhor, mais confortável e imersivo

A Microsoft apresentou na tarde deste domingo (24) a nova geração do HoloLens, o dispositivo de  realidade mista da companhia. Chamado de HoloLens 2, ele ficou mais confortável de usar, além de ser ainda mais poderoso em termos de processamento e Inteligência Artificial. O responsável por fazer a apresentação foi Alex Kipman, brasileiro que é um dos principais nomes da empresa atualmente no setor.

Segundo o CEO da Microsoft, Satya Nadella, o objetivo da empresa agora é “mudar de uma economia baseada em consumo para uma economia baseada em criação” — e a nova plataforma, que é ainda mais focada em Inteligência Artificial, é chave disso.

O HoloLens 2 é definido por “imersão”. Ele tem 47 pixels por grau de visão, e esse é o valor que permite a interação precisa com hologramas e a experiência de estar em um ambiente de realidade aumentada ou virtual.

O campo de visão do HoloLens 2 ficou mais que duas vezes mais extenso, o que significa mais espaço de interação com objetos virtuais. A plataforma entende precisamente onde você está olhando e adapta hologramas em tempo real para os seus olhos.

-- publicidade --

Além disso, agora você pode interagir com hologramas como se estivesse “tocando” eles. Cada movimento gera algum tipo de reação, como girar, redimensionar e mover objetos completamente virtuais. Você ainda pode usar comandos de voz para navegadores e mexer configurações em barras de intensidade de forma completamente holográfica. Pressionar botões é simples como fazer a ação no mundo real e todos os dez dedos das mãos podem ser utilizados, como a representante da empresa demonstrou ao tocar um piano no palco.

O HoloLens 2 foi otimizado para uso em longo prazo, já que trabalhadores volta e meia precisam passar horas em projetos. Após testes com centenas de pessoas de diferenças idades, gêneros e etnias, uma versão definitiva em ergonomia e conforto foi desenvolvido para agradar a todos esses profissionais.

Colocar ele é tão simples quanto vestir um boné e a distribuição de peso foi remanejada, tirando a sensação de que você está com algo pesado na cabeça. Além disso, você faz o login imediatamente ao fazer isso: são as mesmas câmeras do Windows Hello para autenticação, garantindo segurança e velocidade no início dos trabalhos. A identificação das mãos também é imediata, para se adaptar ao formato e a velocidade de movimentos.

Especificações técnicas

A Microsoft ainda mostrou algumas das possibilidades de uso do HoloLens 2. Equipes trabalhando em apresentações, médicos realizando procedimentos cirúrgicos, engenheiros trabalhando em projetos e muito mais.

E tudo isso é possível com a nova suite de soluções da Microsoft, a Dynamics 365 Guides. É ela que vai trazer novas ferramentas e possibilidades para equipes inteiras que trabalham com o HoloLens 2, gerando menus com explicações holográficas em cima de objetos, por exemplo, para facilitar a manutenção de equipamentos ou cenários de treinamento em empresas que envolvam muitos processos e materiais de alta complexidade.

O conteúdo poligonal dos hologramas opera totalmente na nuvem, com ajuda da plataforma Azure. E a Microsoft ainda apresentou uma plataforma chamada Spatial Anchors, um serviço que suporta trabalhos das mais diferentes tecnologias de “realidade alguma-coisa” da atualidade: conteúdos em ARKit, ARCore e o próprio HoloLens. Uma app store aberta será disponibilizada e, apesar de o Microsoft Edge ser o navegador principal da plataforma, o Firefox já terá uma experiência nativa no HoloLens 2.

Por enquanto, a Microsoft ainda não entrou de cabeça no mundo dos games com o HoloLens, tirando algumas experiências que envolvem títulos como Minectaft, que pertence à empresa. Desta vez, entretanto, Tim Sweeney, da Epic Games (dona do fenômeno Fortnite e da ascendente Epic Store) subiu ao palco para trazer expectativa aos fãs.

Porém, nada de anúncio: o executivo anunciou que a Unreal Engine vai apoiar o projeto HoloLens e pode suportar a plataforma em títulos futuros. Ele ainda se declarou “impressionado” com a tecnologia e a abertura da empresa aos parceiros. Será que veremos novidades nesta geração?

A programação do sistema Azure para realidade mista já está disponível a partir deste domingo (24) para os interessados. A pré-venda dos bundles também já pode ser realizada: a assinatura custa 129 dólares por mês. Se você preferir, pode adquirir a Enterprise Edition, que é a versão individual do headset, que sai por 3,5 mil dólares.

 

Microsoft anuncia o HoloLens 2: melhor, mais confortável e imersivo



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui