Imagem de: Sony anuncia primeiro sensor para câmeras de smartphones com 48 megapixels

Sony anuncia primeiro sensor para câmeras de smartphones com 48 megapixels

Uma das principais fornecedoras de sensores de imagem para smartphones do mundo, a Sony anunciou nesta segunda-feira (23) o IMX586, um novo sensor CMOS de 48 megapixels, primeiro da indústria a alcançar essa marca. Ele supera com folga os 40 MP encontrados no Huawei P20 Pro, atual detentor do primeiro lugar no teste de câmera do DxOMark.

Como explica a Sony, a miniaturização de pixels costuma resultar em imagens ruins e com muito ruído, especialmente em situações de baixa luminosidade. A promessa é que isso não aconteça no novo sensor, que utiliza o filtro de cor Quad Bayer, capaz de combinar quatro pixels de 0,8 μm em um só, permitindo que a empresa coloque os 48 MP em um sensor de 8 mm, tamanho suficiente para que ele seja utilizado em celulares.

Imagem convencional (12 MP) à esquerda e imagem do IMX586 (48 MP) à direita.

Além disso, o sensor vem integrado com a tecnologia de controle de exposição e processamento de sinal da Sony. Na prática, tudo isso deve resultar em imagens com uma definição melhor em ambientes iluminados, mesmo ao utilizar o zoom digital das câmeras, e menos perda de detalhes em locais escuros.

-- publicidade --

Na área de vídeos, o IMX586 poderá capturar cenas em resolução 4K a 90 fps (quadros por segundo), em 1080p a 240 fps ou em 720p a 480 fps. O novo sensor começará a ser enviado para as outras fabricantes em setembro, mas ainda não há uma data definida para vermos o primeiro dispositivo saindo de fábrica com ele. É possível que isso acontença no lançamento dos próximos Xperia XZ.

Sony anuncia primeiro sensor para câmeras de smartphones com 48 megapixels



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui