Imagem de: Um novo rei? AMD lança oficialmente Ryzen Threadripper 2990WX de 32 núcleos

Um novo rei? AMD lança oficialmente Ryzen Threadripper 2990WX de 32 núcleos

A Advanced Micro Devices, ou simplesmente AMD, anunciou na segunda-feira (13) a segunda geração dos processadores Ryzen Threadripper. Trata-se da linha de CPUs para desktop e estações de trabalho que inclui o processador mais poderoso da história já lançado até aqui, com 32 núcleos e 64 threads — modelo que já havia sido anunciado na Computex 2018.

O Ryzen Threadripper foi introduzido no mercado no ano passado e sacudiu o mundo da tecnologia, pois, após o bem-sucedido Ryzen, ninguém esperava que a AMD fosse lançar, em 2017 mesmo, uma linha de CPUs ainda mais rápida. O Threadripper de 2ª Geração chega agora para elevar o nível de experiência do usuário a um patamar jamais visto.

Após um belo início de século, quando a AMD trouxe tecnologias que se tornaram padrão de mercado, a empresa começou a declinar e enfrentou uma crise tão severa que foi forçada a vender e arrendar sua própria sede. Justamente nesse período, a AMD optou por distanciar cada vez mais a arquitetura de suas CPUs da arquitetura das de sua principal concorrente, a Intel.

Em 2011, a AMD apresentou ao mercado os processadores FX. Tivemos, pela primeira vez, uma CPU para desktop com 8 núcleos. O marketing foi grande e, embora o poder de processamento bruto em multithread e seu preço fossem destaques, sua performance em aplicações mais simples, incluindo jogos DirectX 11, deixava a desejar, uma vez que os softwares pareciam não tirar proveito de vários núcleos, mas sim de um IPC mais robusto. Desde então, o FX se tornou o “calcanhar de Aquiles” da AMD, sendo sua principal linha de processadores até o início de 2017.

-- publicidade --

É difícil de acreditar, sobretudo para os mais jovens, que não conhecem o passado de ouro da AMD, que a empresa conseguiria dar a volta por cima depois de atravessar sua pior fase. Mas foi exatamente o que aconteceu com o lançamento da arquitetura Zen, com os primeiros modelos Ryzen e Ryzen Threadripper, no ano passado.

Baseado na arquitetura de processadores x86 chamada “Zen+”, com processo de fabricação em 12 nm, o Threadripper de 2ª Geração tem como propósito quebrar as barreiras do mercado de desktop no seguimento de altíssima performance.

Segundo Jim Anderson, vice-presidente sênior e gerente-geral do grupo de Computação e Negócios Gráficos da AMD, a empresa viu a oportunidade de fornececer níveis inéditos de computação multithread para as exigentes necessidades de criadores, jogadores e entusiastas de PCs, em qualquer nível, sob qualquer situação de demanda.

A nova Série WX, com até 32 núcleos e 64 threads, será destinada à computação profissional e foi projetada para oferecer uma experiência única, onde múltiplas tarefas são executadas em tempo recorde, com seu modelo top de linha chegando a ser até 53% mais rápido em multithread, e até 47% mais rápido em renderização, que o principal processador (no mesmo seguimento) da Intel, o Core i9-7980XE.

A nova Série X foi aprimorada e conta com clocks mais altos em relação à geração anterior, garantindo aos entusiastas, criadores, gamers e streamers que exigem alto desempenho uma experiência de jogo suave, com até 16 núcleos e 32 threads. O Ryzen Threadripper 2950X oferece até 41% mais desempenho multithread do que o Core i9-7900X.

‘A AMD revigorou o mercado de PCs com o lançamento dos processadores Ryzen, trazendo novas e atraentes opções aos compradores de PCs high end’, disse Alex Herrera, analista e autor do Relatório de Workstation da Jon Peddie Research. ‘Agora, com a segunda geração do Ryzen Threadripper, a AMD está fazendo o mesmo para os profissionais, oferecendo novas e potentes opções de CPUs para atender às pesadas demandas de desempenho do mercado de workstations’.

Os processadores AMD Ryzen Threadripper de 2ª Geração implementam a tecnologia AMD SenseMI (conjunto de recursos de aprendizagem e adaptação de desempenho de acordo com o perfil de uso e a aplicação), aprimorada com:

Vale notar que todas as CPUs Ryzen Threadripper de 2ª Geração são apoiadas por um ecossistema completo de novas placas-mãe e todas as plataformas X399 existentes com uma simples atualização de BIOS, com designs já disponíveis dos principais fabricantes, incluindo ASRock, ASUS, Gigabyte e MSI. Confira agora as especificações dos novos processadores AMD:

A AMD ainda não confirmou os preços em Real e as datas em que os novos Threadripper chegarão ao Brasil. Qualquer novidade será publicada aqui e no canal The Hardware Show.

Gostou desta matéria? Quer saber mais de hardware? Então, você pode acompanhar outros conteúdos de hardware no canal The Hardware Show no YouTube.

Pintou dúvidas? Quer trocar ideias de hardware e jogos? Então entre no The Hardware Group: https://goo.gl/wJwjCQ (no Facebook)

Buscando amigos pra jogar e fazer piadas? Faça parte do grupo do The Hardware Show no Discord: https://discord.gg/6Z7bwuc

Quer ver fotos e dicas dos próximos THS? Então, siga o Fábio Jordan no Instagram no @fabiojordan: https://goo.gl/PBvQw8

Um novo rei? AMD lança oficialmente Ryzen Threadripper 2990WX de 32 núcleos



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui