Sente a falta da vitalidade de quando era jovem? Porque não recuperar a energia e resistência e começar a gozar a vida de uma forma totalmente diferente?

Com mudanças simples poderá obter melhorias físicas que nunca acreditou ser possível, nem nos seus sonhos. Poderá melhorar a saúde cardiovascular, aumentar os níveis de energia, aliviar a dor nas articulações, e impulsionar o sistema imunitário, simplesmente por optar por soluções naturais que a ciência demonstrou funcionarem de forma brilhante.

Poderá potenciar a mente e rejuvenescer a pele – na verdade, não existe limite ao que pode melhorar apenas por introduzir algumas mudanças nos seus hábitos diários e integrá-las como parte de uma rotina. Uma vida sem energia ou a possibilidade de libertar as reservas de juventude adormecidas dentro de si? – a escolha é sua!
recuperar a vitalidade da juventude

Existem pessoas que mantêm uma aparência invejável mesmo em idade avançada, enquanto outras envelhecem prematuramente. Mas o envelhecimento é muito mais do que aquilo que os nossos olhos podem ver! A manutenção de uma aparência fantástica tem haver com um estilo de vida saudável e uma atitude positiva perante a vida. As pessoas que se sentem bem e felizes, são geralmente menos afetadas por doenças. Podemos reduzir muito o risco de doença, fazendo as escolhas certas! Aqui ficam algumas dicas úteis para se manter em forma física e mental á medida que os anos passam.

-- publicidade --

1º- Beber muita água durante o dia

  • O nosso corpo é constituído por cerca de 60% a 80% de água. Beba bastante água ao longo de todo o dia, de modo a compensar as perdas de água através da respiração, transpiração, urina, etc.
  • A desidratação é comum nas pessoas de mais idade, porque muitas vezes se esquecem de beber água,ou não a bebem em quantidade suficiente. Certifique-se de que bebe entre 1 a 2 litros de água diariamente, de modo a satisfazer as suas necessidades.
  • Como sinais comuns de desidratação temos a pele seca, infeções urinárias recorrentes, dores de cabeça e espirros constantes. Se precisar de perder alguns quilos aproveite para fazer a dieta da água gelada.

2º- Faça exercício físico regularmente

  • Manter-se fisicamente ativo é vital para um envelhecimento saudável. O exercício físico ajuda-o a manter o peso saudável, como mantém coração, pulmões e vasos sanguíneos em ótimas condições. Para além disso o exercício físico regular contribui para o aumento da força muscular, bem como contribui para uma estrutura óssea mais forte. Quanto mais força e massa muscular tiver mais facilidade terá em recuperar de lesões.
  • Através de exercício físico melhora ainda o seu equilíbrio, reduzindo o risco de quedas.

3º- Treine o seu cérebro

  • Exercite a mente. Quanto mais tempo despender em atividades como leitura, escrita, palavras cruzadas e sudoku, mais irá estimular as suas células cerebrais ou neurônios. Exercícios cerebrais diferentes optimizam os resultados! Os três elementos chave para o treino mental são: novidade, variedade e desafio constante. A novidade tem haver com o depararmo-nos pela primeira vez com um exercício novo e o estímulo que isso traz ao nosso cérebro. O desafio constante é recomendado por diversos especialistas através, por exemplo, do aumento progressivo do grau de dificuldade em jogos de computador.

4º- Alimente-se de forma inteligente

  • À medida que envelhecem a quantidade de calorias que gastamos é menor e desta forma o consumo alimentar deve ser reduzido e adaptado a esta fase. Contudo, há que manter escolhas saudáveis, para que se mantenha em boa forma física e mental.
  • Coma peixe várias vezes por semana para manter coração e cérebro saudáveis! Prefira alimentos com elevados níveis de vitaminas e minerais, como sejam as frutas e os legumes. Inclua frutos secos e bagas na sua alimentação diária. E escolha ou prepare alimentos de fácil digestão, de modo a evitar desconfortos gastrointestinais.

5º- Ponha-se ao sol

A maioria das pessoas foge demasiado do sol, tendo uma reduzida exposição solar. No entanto, o sol é fundamental para a síntese de vitamina D na nossa pele. A vitamina D por sua vez é essencial para o reforço do sistema imunitário, ossos e dentes fortes e manutenção da função muscular.

Apanhe pelo menos 30 minutos de sol diariamente, ou tome um suplemento á base de vitaminas D.

6º- Cuide bem da sua pele

  • A pele protege-o contra ameaças externas, nomeadamente bactérias e perdas de água, e tem funções importantes como, por exemplo, a regulação da temperatura. Deve cuidar bem da sua pele bebendo água, aplicando um creme hidratante adequado ao seu tipo de pele e apostando no consumo de óleos essenciais, como os da família ômega 3. Evite a exposição solar excessiva.

7º-Mantenha-se socialmente ativo

  • Faça novos amigos e mantenha os que já tem! Pessoas que vivem em sociedade e em contacto com outras pessoas, são mais felizes e, de acordo com diferentes estudos, são também mais saudáveis. A solidão é importante de forma ocasional, mas não permanentemente.

8º- Tome suplementos

  • O ideal seria obtermos todos os nutrientes necessários ao nosso organismo, nomeadamente ácidos gordos essenciais, através de uma alimentação equilibrada e variada. No entanto, isso não é assim tão fácil! Uma boa parte daquilo que comemos são alimentos processados com baixo valor nutricional. Por outro lado, alimentos como a fruta e vegetais oferecem um teor vitamínico e mineral muito inferior ao que outrora ofereciam, devido aos métodos de produção intensiva.

9º- Use Q10

  • À medida que envelhecemos os níveis naturais de Q10 decresce. Contudo, o Q10 é elemento chave das nossas células para a produção de energia. Os estudos têm demonstrado que a suplementação com Q10 pode melhorar os níveis de energia, optimizando a força do músculo cardíaco e o bem estar geral. Estas são algumas das razões pelas quais cada vez mais pessoas tomam Q10 diariamente. Suplementos com Q10 não afetam a produção natural desta substância no organismo, simplesmente restituem os níveis de energia de há una anos!
  • Inclua nas suas refeições alimentos ricos em Q10.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui