Enzimas são substâncias importantes para o organismo, por isso, cada ser humano possui as suas próprias. Elas ficam responsáveis pela desconstrução de produtos químicos e outros elementos ingeridos através das refeições. Estas mesmas partículas também conseguem romper com determinadas propriedades dos alimentos. Por exemplo, a banana – que é rica em carboidratos – contém a enzima amilíase, que promove a demolição do próprio carboidrato.

Outro exemplo é o caso da manteiga crua, que, por conter a enzima lipase, consegue romper com a gordura saturada, substância encontrada com facilidade neste alimento. Assim como estes dois casos, ocorre com vários alimentos crus, como frutas, vegetais, verduras, brotos e, claro, sucos naturais e frescos. Assim, ao serem ingeridos, não desgastam as enzimas do organismo, pois cada um já possui as suas e, por isso, realizam com mais facilidade o trabalho de digestão no estômago e no intestino delgado.

A importância das enzimas nos alimentos

É importante ressaltar, antes de mais nada, que as enzimas só são encontradas em alimentos crus. Isso porque a temperatura alta pode destruí-las, tendo em vista que são sensíveis ao calor. Em outras palavras, pode-se dizer que, as enzimas dos alimentos são desativadas após o cozimento dos mesmos. E no corpo, elas acabam destruídas em casos de febres contínuas e prolongadas.

-- publicidade --

De acordo com o autor de “O livro dos Sucos” Stephen Blauer, após diversas pesquisas feitas com voluntários, com o intuito de descobrir como as enzimas funcionavam no organismo humano, foi possível perceber como os alimentos frescos desempenham papel importante no equilíbrio do corpo. Por conseguir otimizar o funcionamento do sistema digestivo, o pesquisador recomenda a adesão de, pelo menos, 25% de uma dieta com alimentos crus e bebidas naturais.

Poderes dos sucos frescos

Assim como as enzimas dos alimentos crus, as que estão presentes nos sucos frescos também conseguem auxiliar o sistema gastrointestinal. Estas bebidas são capazes de neutralizar os excessos de proteína e de gordura que chegam aos órgãos responsáveis pela digestão. Além disso, podem entrar na circulação sanguínea e assim realizam uma limpeza nos órgãos, tecidos e até mesmo dos músculos.

Como bons exemplos de frutas que conseguem quebrar as moléculas de proteínas e gorduras, tem-se o abacaxi e o mamão. Juntos, esses dois alimentos podem ser empregados no preparo de um suco com fortes poderes enzimáticos.

Além desses, outras frutas ricas em enzimas e que devem compor a dieta dos indivíduos em forma de suco são:

  • Amora;
  • Framboesa;
  • Laranja;
  • Manga;
  • Morango;
  • Uva.

 

[in:remédiocaseiro.com]



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui