As panelas antiaderentes são ruins para a saúde?

-- publicidade --

Essa é uma dúvida que toda dona de casa – ainda – tem. A verdade é que pesquisas recentes mostram que todos os utensílios de cozinha antiaderentes provavelmente têm mais desvantagens do que vantagens.

As panelas antiaderentes são muito mais práticas para lavar, isso todo mundo já sabe. Mas o problema é que elas possuem a substância perfluorada (PFAS), altamente tóxica e prejudicial para a saúde. Por isso, nos últimos dez anos, panelas antiaderentes passaram por uma montanha-russa em termos de progresso e recuo. Depois de muitos ajustes, elas finalmente se tornaram amplamente aceitas pelo público como “não tóxico” e passaram a ser compradas em grande quantidade.

Hoje, ficou claro que o Teflon é simplesmente o nome de marca do politetrafluoretileno (PTFE), que é um produto químico à base de ácido perfluorooctanoico surfactante (PFOA, ou “C8”). Quando aquecido ou ingerido, o produto pode causar danos graves à saúde. Depois que o potencial para câncer do PFOA foi notado, os fabricantes então tentando fornecer substitutos para essa substância e assim manter as panelas antiaderentes “vivas”. A Dupont apresentou o GenX em 2009, alegando que era um substituto mais seguro que o PFOA, e foi aí que todos reinvestiram em panelas antiaderentes (isso porque acreditavam que essa substância não era tóxica). A questão é que a Agência de Proteção Ambiental revelou que o produto químico substituto GenX é totalmente problemático e não é seguro para os consumidores.

Ou seja, todas essas panelas antiaderentes que foram devidamente rotuladas como “não tóxicas” simplesmente por serem livres de PFOA não são totalmente seguras. Embora o PFOA ofereça muitos riscos para a saúde, o GenX também está demonstrando causar problemas graves.

Os especialistas hoje tEm certeza de que não havia evidências para apoiar o GenX como um substituto seguro do PFOA. Isso porque a GenX também se enquadra na categoria de produtos químicos PFAS (ou PFC), e apresenta problemas semelhantes.

Portanto, seria inteligente remover de nossa lista de compras qualquer panela antiaderente feita da GenX e tirá-la de nossas cozinhas também.



A conclusão é que os itens que você usa para cozinhar sua comida geralmente têm um impacto tão grande na sua saúde quanto a comida que você cozinha e come. Os produtos químicos contidos em uma panela antiaderente geralmente podem ser transferidos para os alimentos cozidos nesse tipo de panela

. Por isso é importante levar seus utensílios de cozinha a sério.

Mesmo que você seja um amante de panelas antiaderentes, considere algumas opções mais seguras, como ferro fundido, vidro ou aço inoxidável.

Na hora de assar ou fritar, é melhor investir em gorduras de boa qualidade (como azeite de oliva extravirgem e banha de porco) para que a comida não grude.

Este blog de notícias sobre tratamentos naturais não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

[in:curapelanatureza.com]





DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui