Se pensarmos bem, a maioria dos tecidos que lavamos consiste em toalhas: estas, de fato, devem ser lavadas frequentemente, por razões óbvias. Se a gente vive em uma grande família, então, o número de toalhas para lavar torna-se enorme.

Quando você sai do chuveiro, não há nada melhor do que se secar passando sobre a pele uma toalha limpo, perfumada e especialmente macia; pena que esta maciez tenda a desaparecer em breve por causa das lavagens não só frequentes mas também erradas, com o resultado que as próprias toalhas tornam-se ásperas e rígidas eliminando assim o prazer de uma carícia para a sua pele recém lavada.

É possível preservar a maciez destes tecidos tão indispensáveis no banheiro? A resposta é sim: A seguir vamos explicar como lavar as toalhas na máquina de lavar mantendo-as macias e fofas. Afinal de contas, o segredo está em executar uma lavagem correta, que evite que as fibras em esponja ou algodão se danifiquem, fiquem feltradas e possam endurecer. Desta forma, não só poderemos preservar as nossas toalhas garantindo que possam durar mais tempo sem ter que substituí-las, mas não teremos que abrir mão do prazer do contato com algo macio depois de um banho ou depois de lavar o rosto, as mãos etc.

Para lavar as toalhas na máquina de lavar roupa mantendo-as macias e fofas tudo o que você precisa é:

  • Detergente para a roupa
  • Amaciador ou vinagre
  • Bicarbonato (se necessário)
  • Sabão de Marselha, no caso de toalhas muito sujas
-- publicidade --

A respeito da escolha do detergente, pode-se optar por um produto genérico já que não se trata de um tratamento de tecidos delicados em seda, por exemplo. O vinagre de maçã é um excelente substituto do amaciador, enquanto o bicarbonato de sódio, será útil no caso a água contenha uma grande quantidade de calcário. Dito isto, podemos prosseguir com algumas dicas para a lavagem adequada das toalhas.

 

A primeira coisa que deve ser considerada se quiser lavar as toalhas na máquina de lavar roupa mantendo-as macias e fofas é a temperatura da água, que não deve ultrapassar os 40 °-60 °. Com temperaturas mais elevadas as toalhas, especialmente aquelas em esponja, são submetidas a uma feltragem antecipada e tendem a desbotar, sem contar que uma lavagem desse tipo envolve um considerável desperdício de energia elétrica, neste caso, supérfluo. Atenção também para a água: se esta for dura demais, recomendamos de colocar na gaveta do detergente um par de colheres de bicarbonato de sódio, o que irá neutralizar o excesso de calcário preservando o tecido.

Se antes de lavar as toalhas perceber que são muito sujas ou manchadas, é possível tratá-las colocando-as em uma bacia de água com pouco de sabão de Marselha, para remover o excesso de sujeira antes de colocá-las na máquina de lavar. É melhor não repetir frequentemente esta operação, porque pode estragar as fibras.

Depois da lavagem com detergente, as toalhas devem ser tratadas com um amaciador que possa dar ao tecido a maciez e um aroma agradável. Em alternativa ao amaciador, usado em doses pequenas para não obter o efeito contrário, você pode usar o vinagre de maçã que tem a mesma função.

Quando é hora de fazer a centrifugação, não exagere com os giros, mas se possível, retire as toalhas um pouco humidas.

Quando for a hora de secá-las, bata-as um pouco e depois as pendure em fios para secar, possivelmente ao ar livre.

Quando as toalhas secarem completamente, posicione-as sobre uma superfície plana e as estenda com as mãos, dobre-as e coloque-as no armário. Dessa forma, vamos preservar a maciez, ao contrário usando o ferro de passar roupa iriamos arruinar as fibras do tecido e torná-lo áspero e pouco absorvente.

 



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui