Imagem de: App Store sofre seu primeiro ataque; onda de malwares já foi removida

App Store sofre seu primeiro ataque; onda de malwares já foi removida

A Apple anunciou que a loja de aplicativos do iOS, a App Store, sofreu o primeiro ataque em larga escala desde o início dos serviços. O anúncio veio depois que várias empresas de segurança alegaram que um malware conhecido como XcodeGhost foi utilizado na criação de vários programas para iPad, iPhone e iPod Touch.

Os criminosos acoplavam o código malicioso em apps “de verdade”: eles conseguiram convencer desenvolvedores de ferramentas a usarem um software para criar apps de mapas para iOS a partir de uma versão falsa do Xcode. Ou seja, o programa até funcionava e existia, mas um vírus “pegava carona” no serviço.

A Apple já removeu os aplicativos criados com esse software e está trabalhando com os desenvolvedores para que a versão do Xcode usada pelos criminosos não seja mais utilizada. Não há detalhes sobre que tipo de atividade o malware realizava nos aparelhos infectados, mas o comunicado diz que nenhum roubo de dados ou algo parecido foi detectado.

Vários dos apps são de origem chinesa e, segundo a firma Qihoo360, ao menos 344 exemplares foram identificados na loja — a Apple se recusou a divulgar o número oficial, mas a recomendação é de que você desinstale os suspeitos. Confira a lista prévia abaixo, que inclui alguns serviços famosos e bastante utilizados:

-- publicidade --

São dois pontos curiosos sobre esse ataque histórico sofrido pela App store. O primeiro é que ele prova que a loja de serviços e ferramentas não é intocável — e há o risco de que, após alguém ser bem-sucedido, os demais interessados em invadir a Apple se tornem ainda mais esforçados. Vale lembrar que o Android é “famoso” pela quantidade de apps falsos e malwares sendo constantemente detectados.

O segundo ponto é a natureza do ataque: ele foi criativo a ponto de não ter os usuários como alvo inicial, mas sim os desenvolvedores. Ou seja, não basta você ser cuidadoso — quem cria o aplicativo também tem que manter o olho aberto para crimes.

Malwares foram detectados na App Store! Será o fim de uma era na segurança? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:

App Store sofre seu primeiro ataque; onda de malwares já foi removida



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui