Imagem de: Microsoft traz novo tipo de janela para o Windows 10, bem ao estilo macOS

Microsoft traz novo tipo de janela para o Windows 10, bem ao estilo macOS

A Microsoft anunciou ontem uma série de novidades para o Windows 10, o que inclui a chegada de um novo formato de janela. Agora, em vez de ter apenas botões para minimizar, maximizar e fechar, algumas aplicações poderão contar com um atalho para “sobreposição compacta” ou “Compact Overlay”. Isso vai funcionar basicamente da mesma forma que o “Picture-in-picture” do macOS e do iOS em tablets, mas será bem mais abrangente.

Isso será especialmente interessante para programas que exibem vídeo

Em vez de ficar limitado ao Safari e ao iTunes, como na plataforma desktop da Apple, a sobreposição compacta poderá ser utilizada por desenvolvedores terceiros. Com isso, qualquer programa do Windows poderá contar com o novo recurso, caso seus criadores achem útil e incluam a novidade no código.

Isso será especialmente interessante para programas que exibem vídeo. Você poderia assistir a um tutorial no YouTube ao mesmo tempo que realiza no sistema as ações indicadas no clipe, por exemplo. Dessa maneira, não é preciso ficar pausando para lidar com o redimensionamento de janelas na sua interface. Dispositivos com telas pequenas, como notebooks e híbridos devem mostrar a utilidade do novo recurso de uma forma mais contundente.

-- publicidade --

Isso, entretanto, só está disponível para desenvolvedores que estão no programa de testadores do Windows 10, o Insider Preview. A build específica que traz essa novidade é a 15031, que ainda veio recheada com outras adições.

Uma delas seria do bloqueio dinâmico ou “Dynamic Lock”, que funcionaria basicamente como o Smart Lock do Android e do Chrome OS, detectando dispositivos como smartphones e relógios inteligentes nas proximidades para bloquear e desbloquear o computador. Outra mudança menos funcional foi a adoção de um novo botão de compartilhar através do Windows.

Novo botão de compartilhar do Windows 10

Por fim, a Barra de Jogos se tornou compatível com mais games e ganhou melhor suporte a jogos que rodam em tela cheia. Cinquenta e dois novos títulos agora dão suporte ao recurso, que permite tirar fotos da tela, fazer gravações ou transmissões ao vivo pelo Beam. Entre as novidades, temos Titanfall 2 e Call of Duty Black Ops III. Confira a lista completa de novos jogos suportados pela Barra de Jogos (Win+G):

Se você quiser fazer o download dessa nova build, é bom conferir este link e saber quais são os problemas conhecidos que ainda não foram consertados pela Microsoft.

Microsoft traz novo tipo de janela para o Windows 10, bem ao estilo macOS



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui