Imagem de: Windows 10: como aumentar a duração da bateria do notebook

Windows 10: como aumentar a duração da bateria do notebook

O Windows 10 conta com uma série de novos recursos (saiba tudo sobre a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft aqui). Entre os destaques está não somente o visual reformulado das opções de configuração; funcionalidades então inéditas são agora executadas pelo software.

Apesar de todas as novidades implantadas pelos últimos updates, um problema ainda persiste: quem usa o Windows 10 em um notebook pode passar por situações que exigem o uso intensivo da carga restante da bateria. E se não houver tomadas por perto? Neste tutorial, portanto, você vai aprender a executar ações para a economia de energia em seu computador portátil.

Quem já atualizou o sistema para o Windows 10 vai encontrar um recurso nativo para economizar bateria. Clique em “Configurações” e acesse a opção “Sistema”. Abra a seção “Economia de bateria” e configure o sistema de acordo com as suas preferências.

Ative a função por meio da chave seletora e clique em “Configurações de economia de bateria” para ajustar a performance de seu computador. É possível ativar o modo econômico quando a bateria estiver abaixo de uma porcentagem determinada e reduzir o brilho da tela também por meio desta interface.

-- publicidade --

Deseja fazer com que um aplicativo rode em segundo plano mesmo quando seu notebook estiver calibrado para economizar energia? Escolha o programa em “Sempre permitido” e pronto.

Ainda em “Economia de bateria”, o link “Uso de bateira” pode ser acessado. Essa função exibe a quantidade de energia consumida por todos os aplicativos instalados em seu computador – por padrão, a média das performances é feita com base no histórico de execução de apps das últimas 24 horas.

Note que os programas mais “famintos” são exibidos ao topo do gráfico e que saber quais serviços mais consomem energia é importante, pois o próximo passo é configurar quais deles poderão rodar em segundo plano.

Determinar quais aplicativos poderão continuar rodando em segundo plano é fácil. Clique sobre “Alterar as configurações do aplicativo em segundo plano” na mesma janela que exibe a forma como os programas consomem energia.

Selecione, então, quais deles deverão deixar de funcionar – tenha como base para sua decisão os resultados exibidos pela média do recurso “Uso de bateria”.

Digite “Painel de Controle” na caixa de pesquisas do Windows 10. Abra a opção “Vídeo” e, em seguida, clique sobre “Ajustar brilho”.  Calibre as preferências abertas de acordo com as suas necessidades e regule o brilho da tela por meio do mecanismo localizado ao rodapé da página.

Marque o campo “Economia de energia” para otimizar o consumo de bateria e abra “Alterar configurações do plano” para determinar como o vídeo será desligado ou para estabelecer quanto tempo o notebook deverá esperar para entrar em suspensão.

É claro que a tecla de segunda função pode ser apertada junto do botão que corresponde à diminuição da luz do monitor em notebooks habilitados (“Fn” + “F4”, geralmente).

As condições para entrada do computador em suspensão podem ser definidas também através do app “Configurações”. Abra a aba “Sistema” e acesse “Energia e suspensão”. Determine nesta interface também as preferências para o encerramento da tela bem como a forma de entrada no modo de suspensão do notebook.

Se você estiver usando seu computador para, digamos, finalizar um trabalho, use a conexão WiFi somente na hora de enviar o documento via email. É que o cancelamento de recursos wireless pode economizar bateria.

Abra a “Central de Ações”, recurso localizado à esquerda da tela, ao lado do relógio, e clique sobre “Modo Avião” para desativar a conexão à internet de seu notebook. Se seu computador possui tecla de atalho, pressione “Fn” + “botão WiFi” para executar esse comando de forma ainda mais rápida.

Regular as cores do Plano de Fundo é outro ajuste que pode ser feito para poupar energia. Abra novamente o aplicativo “Configurações” e clique em “Personalização”. Acesse então o campo “Cores” e marque a opção “Escolher automaticamente uma cor de destaque em minha tela de fundo”.

O Windows 10 consome mais bateria que o Windows 7? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:

Windows 10: como aumentar a duração da bateria do notebook



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui