Imagem de: Organização lança proposta com normas internacionais para uso de drones

Organização lança proposta com normas internacionais para uso de drones

A Organização Internacional para Padronização (ISO, na sigla em inglês) lançou uma versão inicial do documento com as regras que devem definir os princípios para o uso de drones em todo o mundo. Ele ficará aberto para consulta pública até o dia 21 de janeiro de 2019 e, caso não existam objeções, deve ser aprovado ainda no mesmo ano.

O objetivo principal da iniciativa é padronizar algumas regras do uso de drones para tentar reduzir a quantidade de acidentes e garantir que os responsáveis pelos que venham a acontecer serão responsabilizados. Atualmente, cada país tem sua própria legislação sobre o uso desses equipamentos, mas não há normas internacionais sobre a categoria. No Brasil, por exemplo, eles são regulamentados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

No documento, a ISO propõe padronizar as zonas nas quais o voo é totalmente proibido, como em locais próximos de aeroportos, sugerindo que perímetros virtuais sejam criados para impedir o uso de drones nesses espaços. Outras regras visam garantir que o operador tenha respeito pela privacidade dos outros e estabelece a responsabilização por acidentes causados pelo drone.

Essas normas falam apenas sobre legislação para o voo de drones, mas a organização também está trabalhando na produção de documentos que estabeleçam normas e exigências mínimas para as especificações técnicas e qualidade de fabricação dos aparelhos, entre outras coisas.

Organização lança proposta com normas internacionais para uso de drones



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui