As violetas são lindas, baratinhas e fáceis de cuidar. Sabia que elas podem durar de 9 a 12 meses se souber lidar com elas?
Tipo de vaso
O primeiro passo é adquirir mudas de violetas saudáveis em lugares como mercados, floriculturas, etc. Depois vai procurar um vaso adequado para plantá-las. Os ideais são os de barro, pois absorvem o excesso de humidade, apesar de se adaptarem a qualquer tipo. O tamanho deve ser de 12 cm de altura.
Como plantar
Para começar, coloque no fundo do vaso uma camada de pedrinhas, madeiras ou galhos. Depois coloque a terra misturada a um pouco de esterco até a metade. Plante, então, a muda centralizando sua raiz e complete com o restante da terra, após ter acabado faça a primeira rega.
Se já comprou a planta adulta
Escolha o lugar de preferência das violetas, que devem ter temperaturas nocturnas mais elevadas e diurnas mais amenas, que podem variar entre 13 e 28 graus. Lembrando que violetas não se dão bem com raios solares incidindo directamente sobre elas.
Como devem ser as regas
Não molhe as folhas de sua violeta. No verão regue duas vezes por semana e no inverno apenas uma vez. Baseie-se sempre nesta regra, no entanto é bom que verifique com frequência se a terra está seca ou não e se estiver molhe um pouco. Nunca encharque a terra, pois dessa forma a raiz apodrece e a planta morre. O ideal é regar á noite.
Para dar uma forcinha a mais para suas plantinhas, adube a terra com casca de ovo, húmus de minhoca, composto de esterco, tudo isso, excepto a casca de ovo, pode ser encontrado em casas especializadas em plantas ou floriculturas.
Sinais de problemas
Manchas queimadas pode ser intoxicação da planta por algum produto químico, já folhas amareladas pode ser resultado de falta de nutrientes ou excesso de luz. Daí a importância de adubar a terra.
[in:.dasmariasblog]