Imagem de: Google Chrome vai bloquear downloads suspeitos até mesmo em sites seguros

Google Chrome vai bloquear downloads suspeitos até mesmo em sites seguros

Em uma de suas próximas versões, o Google Chrome deve começar a bloquear downloads suspeitos, que podem ser utilizados para enganar o usuário e distribuir arquivos infectados com malware.

A proposta é para que o navegador bloqueie os downloads feitos via HTTP em sites que usam o protocolo HTTPS. Inicialmente, o foco estaria em bloquear arquivos considerados de “alto risco”, o que inclui EXE, DMG, CRX, ZIP, RAR, TAR e 7Z.

Essa medida não afetaria downloads feitos via HTTP em sites que também utilizam apenas o HTTP. O Google justificou essa decisão afirmando que o Chrome já alerta o usuário de que páginas HTTP são potencialmente inseguras, indicando que há riscos para os downloads feito ali e exigindo mais atenção de quem baixa.

Firefox também estuda implementar a mesma medida de segurança

-- publicidade --

Como está em uma fase bem inicial de discussão, ainda não há detalhes sobre como será a implementação na versão final. É possível, por exemplo, que o navegador apenas exiba um aviso de segurança que pode ser ignorado pelo usuário. Além disso, o foco será a versão do Chrome para desktop, pois a versão para Android já tem proteções contra download de APKs suspeitos.

Dentre os principais navegadores do mercado, o único a não utilizar a mesma base do Chrome também se mostrou interessado na mudança. Um representante da Mozilla comentou que a organização tem interesse em levar essa função de segurança também para uma versão futura do Firefox.

Google Chrome vai bloquear downloads suspeitos até mesmo em sites seguros



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui