Imagem de: Conheça tudo sobre as novas CPUs Intel com gráficos Radeon Vega e HBM2

Conheça tudo sobre as novas CPUs Intel com gráficos Radeon Vega e HBM2

Depois de tantos rumores e até uma confirmação na semana passada, a Intel finalmente dá detalhes sobre seus novos processadores Intel Core equipados com a tecnologia EMIB (Embedded Multi-Die Interconnect Bridge) e memória HBM2.

A tecnologia EMIB foi apresentada no ano passado como uma forma de conectar múltiplos chips (sejam CPUs ou GPUs) dentro de um mesmo pacote. Diferente das atuais tecnologias que já têm um chip de vídeo dentro da CPU, esta novidade permite incluir múltiplos dispositivos gráficos.

Em vez de usar um interposer de silício como nos atuais chips, os processadores com EMIB conectam componentes heterogêneos através de pontes, com várias camadas de roteamento. É bom ressaltar ainda que está tudo no mesmo substrato, tanto as pontes quantos os chips.

Resumo da ópera: a Intel tem uma nova solução de processamento e gráficos que promete revolucionar os notebooks e desktops compactos. Os novos chips Intel Core da linha G têm CPU de alto desempenho e GPU Radeon (com poder similar ao da GeForce GTX 1050 e GTX 1060) numa peça compacta e econômica. Com esta novidade, a linha de chips Intel será dividida em:

-- publicidade --

Todas essas informações são preciosas, mas, afinal, o que tem dentro desses chips? Conforme você pode conferir na imagem abaixo, os novos chips apresentam o processador ao lado direito (unidades de alto desempenho com 4 núcleos e 8 threads), chip gráfico ao lado esquerdo, memória HBM2 anexa à GPU (com junção EMIB) e oito vias PCI-Express Gen3 para conectar a CPU e a GPU.

Com esse layout, as CPUs Intel desta linha deixam de ser quadradas e assumem forma retangular. Obviamente, tal mudança impacta diretamente no socket do produto, porém, dado que estamos tratando de dispositivos para laptops e PCs de mesa compactos (NUCs), essa alteração não deve ser significativa para o consumidor, já que não se trata de uma mudança nas placas-mãe comuns.

Vale salientar que mesmo com processador, chip gráfico e memória de vídeo embutida, as novas CPUs Intel Core de 8ª geração têm apenas 1,7 milímetros de espessura. Vale uma pausa aqui para ressaltar que a Intel incluiu tais peças na 8ª geração. Isso pode soar um tanto esquisito, ainda mais que algumas especificações podem sugerir que elas estão mais alinhas com os produtos de 7ª geração. Não há citações sobre o nome Coffee Lake ou Kaby Lake, talvez para evitar confusões.

Em outra imagem, vemos a diferença de dimensões entre uma configuração comum (com CPU, GPU e memória GDDR5). A escolha do chip da Radeon parece ter sido sensata, principalmente num projeto que claramente visa economizar energia. A AMD já é especialista no assunto de APUs (sendo a fabricante dos chips do Xbox One e do PS4) e seu pioneirismo com a tecnologia HBM parece ter sido decisivo. A Intel informa que o HBM2 usa até 80% menos energia do que a GDDR5.

Falando em energia, vale notar que a Intel introduz aqui um conceito de compartilhamento dinâmico de energia. Esta tecnologia verifica constantemente a performance da GPU e da CPU, bem como realiza ajustes de forma dinâmica para que o jogador obtenha o máximo de performance em qualquer situação. Em um comparativo, a Intel revela que esta tecnologia garante economia de até 17,5 watts e a mesma performance com até 18% maior eficiência.

Para finalizar e revelar na sequência as especificações, é preciso falar do chip gráfico. A solução aqui são chips Radeon RX Vega M, com 4 GB de memória de vídeo dedicada (interface de 1024-bit), até 24 unidades de computação, compatibilidade com Vulkan e DirectX 12, suporte para HDR e baixo consumo energético. Além disso, as duas GPUs (Radeon e Intel HD) podem ser combinadas  em algumas situações, com saída para até 9 displays.

Abaixo, temos a linha completa das novas CPUs da Intel. Os modelos Intel Core i7-8809G e Intel Core i7-8709G apresentam a Radeon RX Vega M GH, sendo focados em desktops compactos (como os NUCs). Já os processadores Intel Core i7-8706G, Intel Core i7-8705G e Intel Core i5-8305G são voltados para laptops. Podemos esperar produtos de algumas parceiras e também da própria Intel com tais chips.

Núcleos: 4Threads: 8Frequência base: 3,1 GHzFrequência máxima: 4,1 GHzMemória cache: 8 MBCanais de memória: 2Memória compatível: DDR4-2400Chip gráfico dedicado: Radeon RX Vega M GHChip gráfico embutido: Intel HD Graphics 630Overclocking da CPU, chip embutido e memória do sistema: simOverclocking do chip gráfico dedicado e da memória HBM: nãoTDP: 100 wattsTecnologias: Intel Turbo Boost 2.0, Intel Hyper-Threading, Intel Optane, Intel Virtualization, Intel AES-NI, Intel AVX2, Intel SGX, Intel BIOS Guard, Intel OS Guard, Intel Identity Protection

Núcleos: 4Threads: 8Frequência base: 3,1 GHzFrequência máxima: 4,1 GHzMemória cache: 8 MBCanais de memória: 2Memória compatível: DDR4-2400Chip gráfico dedicado: Radeon RX Vega M GLChip gráfico embutido: Intel HD Graphics 630Overclocking da CPU, chip embutido e memória do sistema: simOverclocking do chip gráfico dedicado e da memória HBM: nãoTDP: 65 wattsTecnologias: Intel Turbo Boost 2.0, Intel Hyper-Threading, Intel vPro, Intel Optane, Intel Virtualization, Intel AES-NI, Intel TSX, Intel AVX2, Intel SGX, Intel BIOS Guard, Intel OS Guard, Intel Identity Protection

Os gráficos comparativos divulgados pela Intel são bastante convincentes, mas é claro que os resultados podem ser levemente diferentes na prática. De qualquer forma, podemos ver que a Radeon RX Vega M GL tem ganhos de até 40% em performance gráfica em determinados jogos sobre a GTX 1050. A Radeon RX Vega M GH consegue até 13% de vantagem sobre a GTX 1060, algo que também parece muito promissor.

Os novos processadores Intel Core de 8ª geração devem ser lançados entre os meses de março e junho, mas ainda não sabemos quais dispositivos serão equipados com estes chips. O que você achou da novidade? Será que este é o começo de uma nova era em gráficos para dispositivos portáteis? Resta aguardar para ver, pois demonstrações devem aparecer em breve, talvez até mesmo durante a CES.

Conheça tudo sobre as novas CPUs Intel com gráficos Radeon Vega e HBM2



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui