Intel mostra cronograma e confirma processador Ice Lake, de 10nm, para 2020
O cronograma de lançamentos da Intel já havia vazado na semana passada e agora a própria companhia libera mais detalhes sobre o cronograma dos próximos chips de 14 nm e 10 nm da família Xeon Scalable. As informações foram divulgadas em um evento nesta quinta-feira (9) e compartilhadas pelo Tom’s Hardware.
A quarta geração do Cascade Lake, processador de 14 nm para computadores desktop e servidores, traz duas novidades: um novo controlador para as memórias modulares e persistentes Optane e um componente embutido para combater as falhas Meltdown e Spectre. Ele também vem com uma nova hierarquia de cache e melhorias para aprendizado de máquina, com previsão de lançamento ainda para este ano.
Já os processadores Cooper Lake de 14 nm contam com a adoção do formato de ponto flutuante Bfloat 16, da Google, que também ajuda a turbinar as operações com aprendizado de máquina. O componente deve estrear uma versão 14 nm++, que seria uma medida paliativa como transição para os 10 nm. No anúncio, a fabricante adiantou que o Cooper Lake, previsto para o final de 2019, será compatível com o Ice Lake, de 10 nm, que chega em 2020 — ambos usarão a nova plataforma LGA4198.