Nego Di é um personagem, criado por Dilson Neto em 2016. Inicialmente, sem pretensão de ser reconhecido, artisticamente, enviava áudios, através do aplicativo WhatsApp, para amigos, onde contava histórias que, realmente, havia acontecido, mas com uma incrementação/improviso, com a finalidade de zoar os amigos e pessoas que o cercavam em festas. Porém, esses áudios ficavam tão engraçados, que as pessoas que o recebiam, logo compartilhavam, fazendo com que as pessoas que o recebiam, também os compartilhassem, aleatoriamente, mesmo fora de contexto. Dessa forma, foi se espalhando. Criou-se, também, os personagens Nega Edna, a mais famosa, Nega Dedé, Negão Buiu e Luiz Cláudio. Mas, antes da criação desses outros personagens, com o reconhecimento das pessoas, pensou-se na profissionalização disso, por exemplo, usar uma plataforma de áudio para fazer upload de áudios e compartilhar não apenas por WhatsApp. Até que um dia seu primo o chamou para conversar e sugeriu que fosse criado um canal no YouTube com um cronograma semanal e que os áudios solicitados pelas pessoas fossem cobrados.
Com a migração para o YouTube, Dilson Neto tornou-se um YouTuber (criador de conteúdo para o YouTube). Após a criação do canal, surgiu um nome para o personagem, Nego Di. Em pouco tempo o canal ganhou uma quantidade significativa de inscritos. Porém, com isso, o foco não era mais apenas enviar áudios pelo WhatsApp. Foi criada uma equipe de três pessoas, Dilson Neto (Nego Di), Júnior Mello, amigo, e Régis Luiz, seu primo, padrinho e, hoje, Produtor Executivo. Até que um dia a equipe se deu conta que não poderia ser deixada de lado a plataforma que possibilitou a disseminação de seus áudios, o WhatsApp. Então, seu primo pensou e sugeriu que fossem feitas edições dos áudios que eram publicados no canal para o WhatsApp. Além de criar o termo WhatsApper, baseando-se nos termos já utilizados pelo público da internet, YouTuber e Facebooker, criador de conteúdo para o YouTube e Facebook, respectivamente, já que Dilson Neto é um criador de conteúdo para WhatsApp. O que, aliás, foi pioneiro, e assim é classificado, WhatsApper.
A migração para o YouTube foi, estritamente, com intuito de fidelizar um público, dando à eles entretenimento com humor, credibilizando o trabalho e o disseminando cada vez mais.
Após migrar para o YouTube, rapidamente, adquiriu um grande público em seu canal e suas redes sociais. Hoje, somando suas redes sociais, seu público equivale-se a mais de 1,2 milhões de seguidores, distribuídos entre grupo de WhatsApp, YouTube, Twitter, Facebook e Instagram. Seu público mais fiel encontra-se no YouTube e Instagram, com aproximadamente 50 milhões de visualizações.
Ainda, durante o ano de 2016, foi convidado para ser integrante do programa Ternuras, da web rádio Saldanha. Alguns meses depois foi convidado por Júnior Mello para ser integrante do programa Esquina Democrática, da web rádio Nova Metrô, que, depois de 2 meses de veiculação, foi transferido para a rádio Saldanha fm. No início de 2017 desligou-se do programa para focar em seus projetos pessoais.
Em março de 2017, Dilson Neto, junto a sua equipe, tiveram a ideia de lançar um stand-up. Com isso, Dilson Neto conheceu o ator, humorista e diretor Eduardo Mendonça, que se dispôs a dirigir seu 1º show, que passou a ser uma peça, ao invés de um stand up. Seu 1º show, chamado As Aventuras de Nego Di, estreou em Maio, na cidade de São Leopoldo/RS. Entre a produção da peça e demais projetos, Dilson Neto foi apresentado, pelo então diretor, à rádio MIX FM, antiga Pop Rock. Inicialmente, fez participações no programa Cafezinho, até que passou a ter um programete que era veiculado de segunda a sexta, manhã, tarde e noite, e nos finais de semana, aleatoriamente. O programete chamava-se “Dia de maldade com Nego Di”. O nome foi escolhido por ser o mesmo nome do áudio mais visualizado no YouTube, e mais viralizado no WhatsApp, na época. As participações no programa Cafezinho sempre tinham uma alta audiência, mais que o dobro nas transmissões ao vivo pelo Facebook. Até que o programete “Dia de maldade com Nego Di”, depois de 4 meses de sucesso na rádio, deixou de ser veiculado, logo após seu diretor, integrante da rádio, deixar a direção da peça. O programa deixou de ser veiculado por não se encaixar muito bem na programação, segundo a produção da rádio.
No dia 20 de outubro de 2017, sob a direção de índio Behn e sob produção da Risoteca Produtora, de Dudu Weber e Renata Becker, a peça estreou em Porto Alegre, no teatro da AMRIGS, onde o público chegou a 700 pessoas.
Dessa forma, em um curto tempo, além de YouTuber, WhatsApper, entre outros, passou ser reconhecido como humorista. Também, no mesmo ano, ganhou o título de “Maior WhatsApper do Brasil”. Em dezembro de 2017, Dilson Neto foi convidado para uma participação no programa Pretinho Básico, da rede Atlântida, do grupo RBS. No dia 22 de dezembro de 2017, Nego Di entrou pela 1ª vez no estúdio da rádio Atlântida, porém com uma curta participação, que acabou durando apenas 15min, os últimos 15 minutos do programa, que teve uma ótima repercussão na internet, em plena sexta-feira. Esse dia foi chamado por todos de “Dia de maldade no Pretinho”. Com tamanha repercussão nas redes sociais, as portas ficaram abertas para novas participações, porém com maior duração. Até que no dia 9 de abril de 2018 Nego Di foi contratado e incluído como integrante no programa de rádio de maior audiência do sul do país. Em fevereiro do mesmo ano, nos dias 3 e 4, Nego Di gravou o seu 1º Especial de Comédia, “As Aventuras de Nego Di”. Em junho o especial foi lançado no YouTube.
Em novembro de 2018, Régis Luiz, seu Produtor Executivo, sugeriu que sua carreira de humorista fosse gerenciada por uma produtora com experiência e “know-how” no mercado. Então, o empresário Barth Lopes, proprietário da Artistaria Produtora de Humor, de Porto Alegre/RS, foi procurado para conhecer o trabalho de Nego Di. Após a conversa, a produtora iniciou o gerenciamento da carreira e realização dos shows, porém, mantendo o mesmo Produtor Executivo.