Imagem de: Raspberry Pi: usuário do Hackster cria projeto de botão SOS

Raspberry Pi: usuário do Hackster cria projeto de botão SOS

Dana Mah, membro do Hackster.io, desenvolveu um projeto para quem gosta de criar coisas com o Raspberry Pi: uma espécie de rastreador com botão SOS de celular. De acordo com informações publicadas no Hackster, é uma proposta relativamente simples, de nível intermediário e que demora algo em torno das 10 horas para ser concluída.

Segundo Dana, para desenvolver esse botão foram usados Raspberry Pi Zero Wireless, Dongle USB 3G Huawei, Receptor GPS e SORACOM Air Global IoT SIM como itens de hardware. Na parte de aplicativos de software e serviços online, foi usado o Framboesa Pi Raspbian.

A própria criadora do projeto explica que sua intenção era desenvolver um dispositivo que fosse semelhante aos conhecidos botões de alerta médico e que pudesse ser usado em qualquer lugar com serviço de celular.

Dana ressalta que a forma que usou para construir o aparelho fez com que ele se parecesse muito com um rastreador, mas que agregar um botão seria uma alteração muito pequena e fácil der feita.

-- publicidade --

O desenvolvimento foi dividido em quatro fases:

Fonte: Geeky

No processo de desenvolvimento do projeto de rastreador/botão de alerta, Dana apontou que alguns problemas foram identificados. O principal deles foi a recuperação dos dados, mas ela explicou que isso foi resolvido depois de testar várias alternativas e optar por usar o visualizador de dados da Soracom; com isso, não teve mais dificuldades.

Outro ponto para o qual ela chamou atenção foi o uso do próprio Raspberry Pi. Como ele não conta com um gerenciamento de energia, construir algo pode ser um tanto complicado. Porém, já fica a dica de ter uma boa fonte de energia por perto para não ter nenhuma eventualidade.

Quem estiver interessado pode reproduzir tudo seguindo as instruções disponibilizadas no Hackster.io pela criadora do projeto, basta procurar pelo perfil de Dana Mah.

Raspberry Pi: usuário do Hackster cria projeto de botão SOS




DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui