-- publicidade --

A lixa (lima) é, sem dúvida, um componente indispensável do nécessaire feminino e também item valioso em um kit de ferramentas de qualquer casa. Além de servir para cuidar das unhas e também das paredes, há muitas outras maneiras de se beneficiar desse utensílio.

Procure ter em casa lixas de papel de variados grãos para solucionar alguns problemas do dia-a-dia e facilitar sua vida.
Dar um ar gasto :

Nas molduras ou porta retratos: Depois de pintar as molduras ou porta-retratos com tinta spray, utilize a lixa a seu gosto para dar efeito de “envelhecido pelo tempo”.
Nas roupas em jeans ou couro: A sempre imprevisível moda às vezes valoriza a história e o tempo de uso de uma peça de roupa, chegando a cobrar mais caro pela lavagem de uma calça jeans ou esfoliação de uma jaqueta de couro. Faça seus efeitos em casa com uma lixa!

Anti-derrapante :

Nas escadas: Mas do que útil, é lei. O corpo de bombeiros exige a aplicação de lixas em escadas para evitar escorregões que podem resultar em acidentes.
Nas solas dos sapatos: Quando a sola esta  desgasta e os sapatos ficam escorregadios em dias de chuva, lixar as solas é uma solução prudente.

Limpeza e polimento



Dedos e calcanhares: Conquiste pés e mãos lisos. Apesar de existirem ferramentas específicas para isso, com cabos de madeira ou plástico, o elemento funcional dos objetos é a lixa.
Afiar tesoura: Use uma lixa de grão fino cortando-a em pedacinhos. Isso vai remover possíveis sujeirinhas que ficam grudadas na tesoura com o tempo.
Abrandar o fio: Objetos pontiagudos ou muito cortantes podem ser perigosos. Para abrandar o fio, passe uma lixa de grão grosso no sentido que quer desgastar, mas com muito cuidado para não se machucar.

Livrar-se de manchas nas paredes: Contra tinta ou argamassa, a boa e velha lixa é sempre a melhor opção.

Livrar-se de lesmas: Um papel de lixa na base do vaso impede que elas adentrem e alimentem-se de suas plantas.

Conservação de vestuário :

Passar tecidos plissados: Um pequeno pedaço de lixa em baixo do plissado mantém o tecido no lugar e fica mais fácil de passá-lo. É importante que a lixa seja de grão fino e que use a técnica com cuidado para não puxar fios ou bolinhas da roupa.
Remover bolinhas da roupa: Uma lixa fina passada no sentido oposto a trama de um velho ajuda a remover bolinhas.
Auxiliar a limpeza da camurça: Passar uma lixa fina suavemente e em seguida escovar para o lado contrário remove riscos e manchas da camurça.

Na cozinha

Abra potes teimosos com ajuda de uma lixa passada nas laterais. Assim  cria atrito e consegue firmar as mãos para abrir o pote.
Utilize lixas para facilitar a limpeza de panelas de ferro ou barro que foram esquecidas no fogo.




DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui