Além de suportarem o nosso peso, também são afectados por diversos factores como a nossa alimentação, alterações hormonais e alguns problemas de saúde.
Existem várias causas que podem influenciar o inchaço dos tornozelos, pés e pernas. Entre as causas mais comuns podemos encontrar a gestação, o excesso de peso, a obesidade, estar de pé e, obviamente, a retenção de líquidos. No entanto, há ocasiões em que devemos ter muito cuidado com esse tipo de inchaço, já que ele pode ser um sintoma de problemas mais graves, como doenças do fígado, trombose venosa e a obstrução linfática.
Se o inchaço nos tornozelos, pés e pernas for persistente, é muito importante consultar um médico para conhecer a causa exacta desta situação.
Para o resto dos casos, os seguintes medicamentos naturais podem ser de grande ajuda para desinchar o corpo de maneira eficaz.
Exercício físico
Ainda que o inchaço nos tornozelos, pés e pernas possa ser um pouco doloroso, a falta de actividade física pode piorar a condição. Ao contrário do que muitos acreditam, o exercício é uma das melhores formas de desinchar e acabar com a inflamação nas extremidades inferiores. Ao fazer exercícios, activa-se a circulação sanguínea e é possível prevenir problemas como os coágulos sanguíneos.
Recomendação: praticar natação. Esse exercício é de baixo impacto e não exerce pressão sobre os tornozelos, os pés e as pernas.
Melhorar a dieta e reduzir o sal
A alimentação é uma das chaves para ter uma boa saúde, boa circulação e prevenir dores nas extremidades inferiores. Como a maioria de nós já sabe, o consumo excessivo de sal ou sódio é uma das principais causas da retenção de líquidos e de acumulação de toxinas no corpo. É muito importante reduzir o consumo de sal, o qual não somente está presente no pó branco que temos na cozinha, mas também em muitos outros alimentos que adquirimos no mercado.
Recomendação: existem vários substitutos para o sal e vários alimentos que podem reduzir os seus efeitos no organismo. Adopte uma dieta saudável com a finalidade de evitar problemas de excesso de peso e de obesidade.
Dente de Leão
O dente de leão é uma planta muito popular por sua poderosa acção diurética e depurativa. As suas propriedades podem ajudar a combater a retenção de líquidos e com ele podemos também reduzir a inflamação dos tornozelos, pés e pernas.
Recomendação: preparar uma infusão de dente de leão e beber três chávenas por dia. Também podemos aplicá-lo directamente nas extremidades afectadas, utilizando um pano ou toalha.
Sais de epsom
. Estes sais ajudam a relaxar as extremidades, reduzem o inchaço e estimulam a circulação para prevenir dores e outros problemas.
Recomendação: acrescenta um copo de sais de Epsom na banheira com água morna e relaxa nela durante 15 minutos. Se o inchaço só afectar os tornozelos e pés, podes preparar a mistura num recipiente e submergir os pés durante 20 minutos.
Aloe Vera
Uma das suas propriedades de destaque é a acção anti-inflamatória e depurativa, que pode ajudar a combater a retenção de líquidos que afecta as extremidades inferiores.
Recomendação: extrair a polpa de aloe vera e comer duas colheres em jejum, seja com sumo ou com água. Outra opção é aplicá-lo directamente na região afectada.
Massagens
As massagens nos pés e nas pernas são muito relaxantes, estimulam a circulação sanguínea e favorecem a eliminação de líquidos retidos. Trata de fazer movimentos suaves, mas firmes, sempre na direcção do coração.
Recomendação: utilizar óleos essenciais para massajar as extremidades inchadas e obter melhores resultados. Entre os óleos essenciais com propriedades anti-inflamatórias encontramos:
- Hortelã-pimenta
- Eucalipto
- Limão
- Lavanda
[in:melhorcomsaude.com]