-- publicidade --

O cravo-da-índia é das especiarias mais usadas e, além do largo uso culinário, seu óleo ainda tem usos diversos medicinais, graças aos seus muitos poderes, que engloba funções anti-microbianas, anticépticas, anti-fúngicas, entre outras.

 

  • Rico em óleos essenciais, como o eugenol, que tem propriedades anticépticas e analgésicos, o óleo de cravo é muito usado na odontologia, para aliviar dores nas gengivas e dentes, até para aliviar a coceira nas gengivas de bebés, pode ser usado, apenas deve ser diluído em um pouco de água para não causar queimaduras no bebê.
  • –Para dores de garganta também, sendo usado em gargarejos, pingando-se seis gotas desse óleo em um copo de água morna, pela manhã e à noite. Essa receita também pode ser usada em casos de mau hálito, cáries, inchaço nas gengivas. Em caso de cárie, embeba um algodão no óleo e coloque sobre o dente.
  • -Sua ação anti-fúngica combate pé-de-atleta, feridas, inchaço, contusões, ou quaisquer fungos nos pés. O óleo deve ser aplicado directamente sobre os locais afectados, 2 vezes ao dia. Faça da mesma maneira para tratar picadas de insetos ou cortes.
  • -Ainda no tratamento de pele, o óleo é muito eficaz no tratamento da acne! Pode ser aplicado, sobre o rosto limpo, por 10 minutos, pela manhã, três vezes por semana. Se a pele for muito sensível, esse tratamento pode ser feito em menos tempo de aplicação ou ainda, com o óleo diluído em um pouco de água.
  • -O óleo, rico em minerais e ácidos graxos, além de vitamina A e C, tem ótimo efeito sobre a musculatura e articulações, reduzindo inchaço e dores, causados pela artrite.
  • -Ele também melhora a circulação sanguínea e fortalece o sistema imunológico, acelera o metabolismo, regula a temperatura corporal e purifica o sangue. Para esses benefícios, basta ingerir 3 gotas em meio copo de água, 3 vezes por semana.
  • -A dor de cabeça pode ter fim com apenas umas gotas do óleo, misturadas com uma pitada de sal e aplicadas nas têmporas; e a dor de ouvido tem alívio com algumas gotas aquecidas.
  • -Para controlar a diarreia, bastam cinco gotas de óleo num copo de água.
  • -O óleo é expectorante natural, facilitando a eliminação de muco e fluidos que costumam congestionar o sistema respiratório. Por isso, é excelente remédio contra sinusite, bronquite, tosse, asma e tuberculose.

 

Receita para fazer o seu óleo de cravo
Ingredientes:

  • 200 ml de óleo de oliva ou girassol;
  • 30 gramas de cravo-da-índia.

– Misturar tudo e cozinhar em banho-maria por meia hora. Deixar esfriar, coar e guardar em um vidro limpo e seco.

Contra-indicação:

Não indicado à gestantes e lactantes, nem crianças. A dose máxima a ser consumida não pode passar de 3 miligramas, do contrário, pode se tornar tóxico.

[in:ihaa.com]





DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui