Ninguém gosta mas todos temos que o fazer. Limpar a casa é das tarefas mais detestadas em todo o mundo, mas não precisa de ser um trabalho assim tão doloroso. Muitas vezes não organizamos as limpezas da melhor forma ou não fazemos o planeamento da arrumação e acabamos por ter o triplo do trabalho do que seria necessário. Siga as nossas dicas e aprenda a limpar a casa num instante e sem aborrecimentos.

Definir a frequência

Primeiro que tudo é preciso definir os dias para fazer a limpeza da casa. Esta frequência deve ser definida consoante o tamanho da casa e se fica suja rapidamente ou não. Na maior parte dos casos, limpar a casa uma vez por semana é o ideal.

Os produtos certos

Não precisa de comprar 1001 detergentes e produtos de limpeza diferentes. Se não tem muito tempo para gastar com as limpezas e só se quer livrar daquilo o mais rapidamente possível, quanto menos produtos tiver melhor. Vai precisar apenas de um lava-chão (sem amoníaco nem lixívia para poder utilizar em azulejos e madeiras), um limpa-móveis (tipo “Pronto”), um desinfetante para a casa de banho (tipo “Cif”), um limpa-vidros e um desengordurante para algumas zonas da cozinha (tipo “Cillit Bang”). Depois vai precisar de uma flanela para os móveis, um pano para os vidros, dois panos tipo “Vileda” (um para a cozinha, um para a casa de banho), uma esfregona, um balde e um aspirador.

Primeiro arrumar

Antes de começar a limpar, arrume toda a tralha que tem espalhada pela casa. Arranje caixas, prateleiras e gavetas em número suficiente para que possa arrumar todos os brinquedos, roupa, livros e papéis que estejam soltos. Torne a sua casa mais prática e livre-se das peças decorativas em cima das mesas ou dos bibelots que só atrapalham. Todas as coisas devem ter o seu sítio de arrumação para que depois saiba onde as meteu quando precisar delas.

De cima para baixo

-- publicidade --

Agora que está tudo arrumado é mais fácil limpar as superfícies. Vamos começar pelos quartos, escritório e sala de estar. Comece por retirar o pó nas prateleiras e estantes mais altas e venha por aí abaixo, passando pelas mesas, secretárias, mesinhas de cabeceira e cómodas. Limpe os espelhos, vidros das janelas (se for necessário) e móveis de vidro com o limpa-vidros. Retire toda a roupa das camas, se for o caso. Por último aspire o chão e passe a esfregona com o limpa-chão se achar necessário (não precisa fazer isto todas as semanas).

Casa de banho e Cozinha

Estas divisões são as que mais se sujam já que as restantes apenas acumulam pó. Na casa de banho, comece por aspirar todos os cabelos e sujidade do chão. De seguida, com o produto para casa de banho, limpe todas as louças (apenas as partes sujas, não perca tempo com a base do lavatório, por exemplo). No final é só passar a esfregona no chão. Na cozinha, limpe as bancadas e o fogão com o desengordurante, passe um pano nos móveis se achar necessário e sacuda para o chão as toalhas e tapetes antes de aspirar tudo (também deve fazer isto nas restantes divisões). No fim, lave o chão como fez nas outras divisões.

Outras dicas para facilitar a limpeza

  • Sempre que sujar alguma coisa, limpe nesse momento. Vai gastar apenas 30 segundos e é muito mais fácil que tirar a mancha ressequida 3 dias mais tarde.
  • Compre mobília prática, linhas retas e sem muitos pormenores. Não compre demasiados móveis ou acessórios decorativos.
  • Não perca tempo com tarefas desnecessárias. Não precisa secar a loiça, deixe-a secar ao ar. Se a parede tem uma mancha pequena não precisa lavar a parede inteira.
  • Torne a sua rotina de limpeza mais frequente e de menor duração. É difícil habituar-se mas vai ver que depois custa muito menos. Se a sujidade não se for acumulando é muito mais rápido limpá-la.

Artigo: dicascaseiras.com



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui