A dermatite é uma doença que provoca a inflamação da pele, com o surgimento de erosões, enrijamento, eczema, ressecamento, coceira e comichão. Existem diferentes tipos de dermatite e cada um deles exige um tratamento específico recomendado pelo médico.

Geralmente, o tratamento da dermatite é feito com um creme anti histamínico ou corticoide indicado pelo dermatologista, mas existem alguns remédios caseiros que podem complementar este tratamento, aliviando os sintomas desagradáveis na pele.

Remédios caseiros para dermatite

-- publicidade --

Babosa ou aloe vera

Assim como em várias doenças da pele, como a psoríase, acne, eczema, celulite etc., a aloe vera é um dos melhores remédios naturais para tratar a dermatite. Esta planta contém propriedades anticépticas e anti-inflamatórias que ajudam a acalmar a coceira e ardência das regiões afectadas, além de favorecer a regeneração e hidratação da pele.

Para aproveitar os benefícios da babosa, bata o “gel” da planta no liquidificador com um pouco de água, ou corte o talo pela metade e aplique sobre região afectada, com a parte interna da planta.

Aveia

A aveia é um cereal que proporciona bastante nutrição à pele e, por isso, é um ingrediente bastante presente em sabonetes, shampoo e loções corporais. Alivia a coceira e reduz o enrijamento, sendo muito usada para tratar eczema.

Para aproveitar os benefícios da aveia no tratamento da dermatite, basta ferver meia caneca de aveia em um litro de água e esperar esfriar. Depois, molhe uma compressa no líquido e aplique sobre as lesões na pele. Outra dica é tomar um banho de aveia, acrescentando uma chávena de aveia bem moída na água morna da banheira.

Tomilho

Devido às suas propriedades anticépticas, o tomilho auxilia no tratamento da dermatite e outras afecções da pele. Para aliviar a coceira, ferva um punhado de tomilho em um litro de água e faça lavagens sobre a região da pele afectada.

Malva

A malva é uma das plantas medicinais que tratam os sintomas da dermatite e outros problemas, como erupções cutâneas, chagas, espinhas etc. Ferva algumas folhas secas de malva em meio litro de água e aplique como compressa fria sobre a pele afectada, durante aproximadamente 15 a 20 minutos.

Outras dicas

Além dos remédios caseiros listados acima, existem algumas outras medidas importantes para tratar a dermatite. É recomendado evitar as situações de stress, hidratar bem a pele, usar sabonete neutro no banho, secar a pele muito bem e dar preferência às roupas de algodão leve.

 

(in:remedio-caseiro.]




DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui