Imagem de: Bluetooth apresenta falha de segurança durante conexão, admite reguladora

Bluetooth apresenta falha de segurança durante conexão, admite reguladora

A Bluetooth Special Interest Group (Bluetooth SIG), organização que controla os padrões dessa tecnologia, anunciou a existência de uma falha de segurança que pode colocar em risco aparelhos durante o processo de pareamento, ao abrir brecha para invasões. No caso, a vulnerabilidade ocorreria por meio de uma interferência nas configurações de criptografia durante a conexão Bluetooth.

Isso seria possível porque durante esse processo um dispositivo deve solicitar o pedido de acesso a outro. Para estabelecer uma conexão segura, o segundo aparelho faz uma operação de autenticação do solicitante, ao trocar sua chave pública e gerar uma chave de criptografia. Devido à falha relatada pela SIG, seria possível que um invasor gerasse uma chave de criptografia mais curta e pudesse realizar invasão em ambos os dispositivos com mais facilidade.

“Além disso, como nem todas as especificações Bluetooth exigem uma quantidade mínima de chave de criptografia, é possível que alguns fornecedores tenham desenvolvido produtos Bluetooth em que o comprimento da chave de criptografia usada em uma conexão BR/EDR possa ser definido por um dispositivo invasor até um único octeto”, ressaltou a SIG no comunicado.

Como medida de segurança, a organização determinou que companhias que empregam a tecnologia Bluetooth em seus dispositivos atualizem seus aparelhos para que sua chave de criptografia tenha pelo menos sete octetos — ou sete caracteres. Isso, segundo o órgão regulador, seria o suficiente para estabelecer uma conexão segura, uma vez que o espaço para uma possível alteração seria muito curto.

Bluetooth apresenta falha de segurança durante conexão, admite reguladora



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui