Hoje, fique a conhecer todos os benefícios que o yoga pode trazer à sua saúde.

 

O que é o yoga?

O yoga, ou ioga, é uma filsofia que trabalha o corpo e a mente. Com origem na Índia, há mais de 5 mil anos, a palavra yoga significa “unir” e “controlar” e está associada ao hinduísmo e ao budismo. Esta terapia propociona um profundo relaxamento, concentração, tranquilidade, flexibilidade e fortalecimento do corpo.

-- publicidade --

 

Como praticar yoga?

Existem diversos ramos no yoga, sendo que cada um se foca mais num aspecto: yama (comportamento moral), nyama (hábitos saudáveis), asana (posturas físicas), pranayama (exercícios respiratórios), pratyahara (sensação de desligamento), dharana (concentração), dhyana (contemplação) e samadhi (consciência elevada). Pode experimentar as várias escolas até perceber qual lhe oferece mais bem-estar.

O yoga combina posturas, técnicas respiratórias, meditação e relaxamento, promovendo equilíbrio físico, mental, psíquico e espiritual.

 

Quem pode praticar yoga?

Qualquer pessoa pode dedicar-se ao yoga. O importante é haver disciplina: 15 minutos por dia são mais benéficos do que uma hora dua
s vezes por semana. E o melhor é que pode praticar em sua casa ou ao ar livre, desde que conheça os seus limites. No início é difícil alcançar algumas posições, mas com o tempo vai ganhando flexibilidade.

Quais são os benefícios de praticar yoga?

Combate a ansiedade, depressão e insónia – A prática de yoga combate o stress e promove um profundo relaxamento. Ajuda a minimizar e a evitar emoções de raiva, impaciência e frustração. O stress provoca prisão intestinal e os movimentos do yoga facilitam o transporte dos alimentos através dos intestinos. Além disso, o corpo relaxa, o que favorece o descanso do corpo e da mente. Aproveite para aprender várias dicas de como reduzir e eliminar o stress da sua vida.

Promove a flexibilidade e o fortalecimento dos músculos – Melhora a flexibilidade do corpo e é um dos exercícios mais completos para todos os grupos musculares. Além de diminuir as dores nas costas e corrigir a postura, melhora a estabilidade e o equilíbrio, sendo recomendado também para mulheres mais velhas. Conheça dicas extras de como aliviar as dores nas costas e aprenda como ter uma postura corporal correta.

Melhora problemas respiratórios – O yoga promove a respiração pelo nariz, filtrando o ar e aquecendo-o, o que reduz o nível de impurezas que entram nos pulmões. Isto resulta numa melhoria da função respiratória e até um alívio para a asma, uma vez que o ar frio também desencadeia crises de asma. Consulte o nosso artigo sobre os sintomas, tratamento e prevenção das alergias respiratórias.

Previne doenças cardiovasculares – O stress crónico contribui para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares. A prática de yoga é um dos melhores métodos contra o stress. Os exercícios respiratórios e o relaxamento auxiliam o sangue a fluir melhor e melhoram a oxigenação das células. É recomendado para quem tem a pressão arterial elevada. Conheça dicas naturais para regularizar a hipertensão arterial.

Melhora a concentração – Esta terapia ajuda a focar no presente. A sua prática frequente melhora a memória, a coordenação e o coeficiente intelectual. Se aliar as posturas físicas à meditação consegue uma maior capacidade para resolver problemas e recordar informações. E a tranquilidade que obtém através da meditação ajuda a controlar pensamentos perturbadores e stressantes.

Alivia dores pré-menstruais – Há várias posturas do yoga que aumentam a elasticidade e a tonificação do útero, aliviando as dores pré-menstruais. O relaxamento também combate a tensão e o mau humor que surge nesta altura. Conheça 12 dicas que podem ajudar a aliviar as dores menstruais (ou dismenorreia).

Melhora a qualidade de vida, promovendo o bem-estar – O yoga actua a todos níveis: físico, mental e emocional. Além de alongar todas as partes do corpo, também massaja os órgãos internos e as glândulas. O resultado é uma melhor qualidade de vida, rejuvenescida e mais tranquila.

Artigo: dicascaseiras.com



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui