-- publicidade --

Quem já não ouviu falar nas mil e uma utilidades do alecrim? O alecrim é uma das ervas mais completas em termos de benefícios à saúde. Devido às suas propriedades, ele já se tornou frequente objecto de estudo de cientistas.

Também chamada de “erva da alegria”, seus óleos essenciais favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar. O alecrim é muito utilizado como aromatizante de ambientes, por ter odor agradável, e realça os sabores de alimentos como assados, carnes, legumes, molhos e pães. Além disso, o alecrim também traz muitos benefícios para pele e cabelos.

Propriedades Medicinais do Alecrim

O alecrim actua como anti-inflamatório, relaxante muscular, fortificante, cicatrizante, anticéptico e bactericida. Outra boa notícia é que a erva possui grandes quantidades de substâncias antioxidantes, capazes de retardar o envelhecimento das células e eliminar toxinas de nosso organismo.

O alecrim ainda é muito rico em vitaminas e minerais, como vitamina B6, vitamina B2, vitamina A, vitamina C, ferro, magnésio, fósforo, zinco, cálcio e outros antioxidantes.

O alecrim ajuda no tratamento de:

  • reumatismo;
  • depressão;
  • cansaço;
  • má circulação;
  • gases intestinais;
  • insónia;
  • dores de cabeça;
  • cólicas menstruais;
  • feridas que precisam ser cicatrizadas.



 Atenção :O consumo do alecrim não deve ser exagerado, já que o excesso pode causar enfermidades como nefrite ou gastroenterite. Além disso, não é recomendado o consumo por gestantes ou pessoas que apresentem um quadro clínico de epilepsia.

Benefícios do Chá de Alecrim

  • Por ser estimulante, o alecrim é indicado para controle da tosse e da gripe, além de combater crises de asma. As tosses acompanhadas com catarro também são eliminadas pelo alecrim devido à sua excelente acção expectorante.
  • A planta medicinal também é uma grande amiga para tratar a pressão alta, pois possui propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea.
  • O alecrim é rico em minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. A ingestão dessas vitaminas e minerais favorece a perda de peso em função da acção diurética. O chá do alecrim é digestivo e sudorífero, o que faz aliviar os sintomas da má digestão. Além disso, auxilia na limpeza do fígado.
  • O chá do alecrim facilita a menstruação e alivia as cólicas menstruais.
  • Doses diárias do chá ou da tintura de alecrim são indicados para redução de gases intestinais, responsáveis pelo incómodo de muitas pessoas, por ter acção carminativa.
  • Conhecido por relaxar os nervos e acalmar os músculos, o alecrim aumenta o fluxo sanguíneo estimulando o cérebro e a memória. Por conter ácido carnósico, um ácido com propriedades antioxidantes essencial para o sistema nervoso, ajuda a lidar com situações de stress. Muito indicado para situações de cansaço mental.

Como fazer o chá de alecrim

Para fazer o chá de alecrim, deve levar ao lume 1 litro de água até ferver. Depois, junte 2 colheres de sopa de folhas de alecrim e deixe ferver durante 2 minutos. Desligue o fogão, coe e beba várias vezes ao dia.Encontra-se com facilidade em ervanárias e mesmo em hipermercados.
Alecrim e a Pele

O chá do alecrim também traz muitos benefícios à pele. O chá do alecrim tem acção analgésica, refrescante, anti-inflamatória, anti-séptica, é estimulador da circulação periférica, anti-acne, tónica, e é indicado para pele oleosa.

Receita Caseira de Chá de Alecrim para a Pele

Faça um chá de alecrim bem forte, com quantidade em torno de 50 ml.
Coe e, com auxílio de algodão, passe o chá em todo seu rosto, principalmente onde  tem mais espinhas. O alecrim combate a vermelhidão da pele e evita que apareçam mais espinhas.
Guarde o restante em um vidro escuro e limpo, e use o chá por mais alguns poucos dias.






DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui