Os panos de cozinha são acessórios de uso diário na nossa cozinha. E por isso, nem sempre permanecem limpos por muito tempo. Basta enxugarmos um único prato, que a sujidade já começa a se manifestar e a engordurar o tecido. E assim, quanto mais vezes utilizamos os panos, mais eles se desgastam e adquirem uma nova coloração: o indesejado “amarelado”. No entanto, é na hora de lavá-los que damos início ao sofrimento do “esfrega esfrega”, que na verdade, não é tão eficaz quanto parece, pois o amarelo sempre permanece.
E para eliminar de vez com esse problema, ficam estas dicas.
DICA 1 – Para deixar o pano de cozinha bem branquinho, basta fervê-lo em uma panela com um pouco de detergente de cozinha (caso não tenha manchas). Não retire da panela até que a água esfrie. Depois é só lavar normalmente.
DICA 2 – Para os tecidos manchados, coloque-os de molho por 30 minutos em 25ml de alvejante sem cloro para cada 10 litros de água. Peças com barras bordadas, após o molho, devem ser enxaguadas com uma mistura de água e vinagre branco. Depois, lave-o novamente.
Alguns cuidados :
- Não passe o ferro eléctrico em manchas;
- Nunca use água quente em manchas, elas se fixarão;
Depois dessas dicas poderá reutilizar seus panos de cozinha até como peças decorativas para a sua cozinha, pois o branco é imediato.
[in:.donadecasaatualizada.com]