As tradições de celebração costumam ter origem nos antigos rituais. Um exemplo disso é o hábito de soprar velas no bolo de aniversário e fazer um pedido. Isso é feito por pessoas de diferentes culturas em países ao redor do mundo.

Mas você já chegou a pensar alguma vez por que fazemos isso?

De onde vem a tradição de soprar velas?

No século XVII, na Alemanha, era costume acender velas no aniversário de cada criança. Neste dia era colocado um bolo com velas em um lugar visível. Havia sempre uma vela a mais do que os anos que a criança iria completar, já que uma vela adicional simbolizava o futuro. As velas permaneciam acesas durante todo o dia e eram substituídas, se fossem completamente consumidas. À noite, a criança soprava as velas e fazia um pedido. Segundo a tradição, a fumaça das velas tinha que fazer o pedido chegar até Deus.

-- publicidade --

Aliás, os gregos faziam algo semelhante durante as celebrações em honra de Artemisa, a deusa da caça e da Lua. Também eram usados bolos com velas acesas. Eles os deixavam em seus templos, como uma oferenda à deusa. O bolo redondo simbolizava a Lua, enquanto as velas acesas significavam o brilho da Lua. Tal como no caso do costume alemão, acreditava-se que a fumaça levava os pedidos das pessoas aos deuses.

Nem imaginávamos que o tão comum bolo com velas costumava ser um símbolo da vida, que, antigamente era usado para fazer chegar os pedidos dos seres humanos aos deuses.

 

[in:incrivel.club]

Produzido com base em material de wikipedia



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui