De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o estresse é algo que afeta 90% da população mundial. E o problema pode resultar em sérias sequelas, como a insônia, depressão, problemas de pele e cabelos, dores musculares, baixa libido, entre vários outros. Conheça alguns exercícios que podem ser praticados sozinhos e que ajudam a aliviar o estresse a ansiedade.

Segundo o especialista Juliano Pimentel o organismo sempre demonstra quando precisa de algum tipo de relaxamento. “Irritabilidade constante; ansiedade; problemas de sono; depressão; hipocondria; exaustão; falta de concentração; o uso de “válvulas de escape” como álcool e tabaco; sistema imunológico enfraquecido; doença cardíaca e hipertensão, são alguns dos principais sinais de que o seu corpo precisa ser ouvido. Muito stress libera mais cortisol em seu corpo, causando a produção de triptófano e a inibição da produção de melatonina e da serotonina.”

Os exercícios para acalmar o estresse têm como base a respiração

Aliviar tensão
Existem diversos exercícios feitos para aliviar as tensões. Primeiro, busque um local tranquilo e espaçoso, onde será possível movimentar-se. Dê quatro passos largos e vá respirando profundamente, depois expire todo o ar. Repita isso três vezes.

-- publicidade --

Estresse no trabalho
Ainda sentado, flexione os braços na altura da cintura, inspire e gire o tronco para a direita enquanto expira. Inspire novamente e volte o tronco para o centro. Faça o mesmo movimento agora para a esquerda. Repita cinco vezes.

Tensão nas costas
Estique os seus dois braços para frente do corpo, entrelace os dedos da mão, vire as palmas para frente e se alongue levemente. Repita o procedimento cinco vezes.

Relaxar o pescoço
Comece inclinando levemente a cabeça para frente e para trás enquanto inspira e expira. Depois, faça o movimento de um ombro ao outro. Faça movimentos com a cabeça como se estivesse fazendo círculos no ar com o nariz.

Aliviar todo o tronco
Caso tenha mais tempo, procure fazer esse exercício que irá ajudar a alongar e aliviar toda as costas, pescoço e os ombros.

Ajoelhe-se em um colchonete, coloque uma almofada sob os calcanhares e dobre o tronco para trás, tocando a almofada com as mãos. Mantenha a posição durante um minuto.

Respiração abdominal
Deite a barriga para cima, estenda as pernas e coloque os braços ao longo do corpo. Encha seu peito e abdômen de ar, inspirando pelo nariz e liberando o ar pela boca, enquanto estiver com o rosto relaxado e os lábios levemente abertos.

Meditação
O especialista em medicina alternativa Andrew Weil, ensina alguns exercícios de meditação que devem ser feitos antes de dormir, aliviando o estresse e contribuindo para uma boa noite de sono.

Coloque a ponta da língua atrás dos dentes superiores durante todo o exercício. Expire pela boca, soltando um som de assobio. Feche a boca e inspire pelo nariz. Prenda a respiração e conte até sete. Expire pela boca, enquanto conta até oito. Repita o processo três vezes.

Pratique Yoga
Procure semanalmente realizar exercícios como a yoga. Além de ajudar a aliviar o estresse e ansiedade, segundo o site Minha Yoga, a prática também melhora a flexibilidade e postura, fortalece os músculos e ossos, previne dores nas articulações, protege a coluna, drena a linfa e aumenta a imunidade, eleva a frequência cardíaca, abaixa sua pressão arterial, regula as glândulas adrenais, mantém a concentração e foco, controle do sistema nervoso, turbina seu sistema imunológico, dá aos seus pulmões espaço para respirar, entre vários outros benefícios.



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui